top of page

Willy Wonka através dos figurinos

Com o lançamento do filme Wonka, achei a oportunidade perfeita para falar sobre o figurino desse personagem tão icônico, hoje vamos conversar sobre o figurino de cada Willy Wonka



Começando com o primeiro Willy Wonka de 1971 interpretado por Gene Wilder, pra mim com o figurino mais memorável, o nosso primeiro contato com ele no filme por conta da sua fala calma nós traz a ideia de um personagem mais cotido, o oposto do que suas roupas falam, as roupas refletem os anos 70 em sua modelagem, mas o uso das cores e da estampa já mostram que ele é diferente dos outros e isso fica claro quando observamos todos os personagens que aparecem o filme inteiro principalmente no momento que vão entrar na fábrica.



O casaco roxo já começa a nós levar para um lado mais ludico o que também nos remete a criativida uma das principais caracteristicas desse personagem, a gravata com o laço grande, tenta trazer algo mais formal dentro do traje afinal ele é dono da fábrica mais famosa do mundo, mas ainda sim é um laço diferente um pouco mais bagunçado trazendo um pouco de sua loucura e bagunça, o colete com estampa de flores, lembrando flores nada cimetricas que podemos colocar como uma caracterista dos anos 70, mas eu particularmente me lembro de balas quando olho para elas principalmente por conta das cores.




As calças e os sapatos talvez sejam a parte mais discreta do chocolaterio talvez para trazer a seriedade mas ainda sim a escolha de cores claras foi importante para dar essa leveza e os destaque entre os outros personagens masculinos que estão de social e com cores escuras, isso vale para os sapatos também.



A cartola pode representar o Wonka como uma figura de poder e como podemos ver a cartola têm a cor do chocolate trazendo ele como o maior no mercado do chocolate. Gosto de destacar esse cabelo desalinhado que ele usa trazendo esse lado mais maluco que é necessário para todo o criativo.














Willy Wonka de 2005 interpretado pelo Johnny Depp, que é extremamente mais contido e ouso dizer mais misterioso e isso reflete nas roupas, o casaco dessa vez é um vermelho fechado o que podemos relacionar com sua paixão por seu trabalho, mas eu relaciono muito mais com algo da realeza ele sendo o grande rei do chocolate, mas com linhas estampadas que trazem leveza.



Ao invés da gravata ele usa o brasão da fábrica que fica super marcado na nossa cabeça, a roupa toda preta com uma modelagem simples, o conjunto da roupa em si me lembra como um show men, que é o que ele deixa claro desde da primeira cena que ele aparece que quer fazer um grande show, inclusive isso se reflete nas apresentações dos Oompa-Loompas que são verdadeiros shows da Broadway.



A cartola combinando com todo o resto da roupa, trazendo ele também como uma figura de poder e a marca do Willy Wonka, aqui estamos falando de 2005 onde já não se usava cartola, mas essa marca do Willy não podia ficar de fora, um detalhe que é só desse Willy Wonka são as luvas de borracha que trazem um certo distanciamento dele com as crianças, mas eu acho que têm mais a ver com a historia de origem do seu pai que é dentista e deixou alguns traumas no Willy, inclusive explica porque o personagem vêm mais contido mas ainda sim com suas loucuras particulares.



Willy Wonka de 2023, interpretado pelo Timothée Chalamet, ele claramente traz referências do Willy de 1971, é o inicio de tudo ele segue com o casaco roxo, trazendo mistura de estampas representando seu lado criativo, a cartola da cor do chocolate mas muito mais simples, ainda sim a marca do Willy Wonka.



Esse Willy é muito mais carismatico e sonhador é o inicio de tudo então ele ainda não teve suas decepções onde roubavam suas invenções aqui temos o momento mais puro do icone do chocolate.














Em resumo não importa a versão o personagem faz parte da memoria de muitas pessoas, esse texto foi a minha interpretação da obra mas fiquem a vontade para deixar a opinião de vocês!



26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page