A moda sempre foi algo que usamos para expressar algo, porém na antiguidade não era bem como uma forma de expressão e sim a posição que você ocupa, como por exemplo no antigo Egito que existe alguns detalhes que caracterizam aquela cultura.
As vestimentas egípcias não tiveram grandes mudanças entre 3000 a.C. e 1550 a.C.Peças com drapeados era muito comuns tanto para homens como para mulheres, exemplo disso é o schenti, um tipo de saia que antigamente apenas o faraó podia usar mas começou a ser usada também por outros superiores, a principio os tecidos eram feitos de fibra vegetal em especial o linho como a peça era leve e fina era perfeito pro calor que fazia no Egito. A cor também era algo super importante nesse caso era usada a cor branca que era sagrada por muitos séculos eles usavam apenas o branco, os trajes coloridos apareceram entre 1550 a.C. e 1070 a.C.
O casal da imagem, têm na cabeça unguentos aromáticos em forma de cone, que vai derretendo sobre o penteado deles, sim as pessoas já cuidavam dos cabelos naquela época.
Avental triangular por cima do schenti, pelo desenho podemos ver que a peça era muito engomada, nessa imagem estamos falando de um sacerdote, que também podiam vestir túnica com mangas bufantes e pele de leopardo, lembrando que aqui somos completamente contra a maltrato aos animais e eu acho que sim eles podiam ter achado outra forma mas antigamente eles eram sábios em algumas coisas e ignorantes até mesmo egoistas em outras.
Na parte de trás dessa schenti há um rabo de leão, é uma antiga tradição egípcia para simbolizar sua posição de chefe, aqui também temos as pschent uma coroa que significa o poder sobre o Alto e o Baixo Egito, a parte cilíndrica projetada para trás representa a coroa vermelha do baixo Egito e a parte superior oval é a coroa branca representando o Alto Egito.
Não podíamos deixar de falar da nossa querida Cleópatra, aqui ela vestida de Hator deusa da fertilidade, o ornamento que ela usa na cabeça é feito com plumas e na testa uma fita que se chama uraeus, fita que ostenta uma serpente sendo um simbolo da realeza, o vestido leva o nome de kalasiris é sustentado por duas alças deixando seus seios amostra, existem outras formas de kalasiris diversificando as alças mas sempre deixando os seios amostra de alguma forma.
Deusa Mut está usando um pschent ornamento que significa que ela é esposa de Amon-Rá o rei dos deuses, o formato da peça é de um abutre, foi usado por Nerfertiti e várias outras rainhas o legal da peça é que ela ia se ajustando pelo tamanho da cabeça da rainha.
A coroa Khepresh é uma peça militar, provavelmente era feita de linho ou couro, nas guerras os faraós usavam roupas justas ou de couro com elementos de osso ou metal com o formato de escamas ou capa de mangas curtas.
Essas informações são do livro História Ilustrada do Vestuário, e aqui são só algumas informações da indumentária egípcia ainda podemos falar muito sobre esse tema, deixa dos comentários se você quer mais conteúdo sobre esse assunto.
Como eu sou uma pessoa muito visual acho que alguns filmes podem ajudar a entender melhor esse conceito
Cleópatra
Esse aqui eu vou indicar mais por questão de cultura pop mesmo, e acho que eles se esforçaram para representar as coroas mas em geral esse filme têm uma visão muito americana do Egito, prova disso é que Elizabeth Taylor faz a Cleópatra e com toda certeza a verdadeira Cleópatra não era branca, mas é um filme bonito de se ver e os acessórios são um pouco mais fies.
O Príncipe do Egito
Aqui temos uma historia bíblica mas esqueçam isso, essa é uma das animações mais lindas que eu já vi na minha vida e eles tentam representar os trajes da melhor forma possível e o legal é que você acaba vendo mais de um grupo, então você vê os faraós, os escravos, os sacerdotes e outros povos é um filme muito rico em detalhes vale muito a pena. Claro pessoas que são religiosas vão gostar também porque é contado de uma forma bonita a historia de Moises mas nesse post a intenção é falar do figurino.
O Rei Tut
Essa aqui é uma série documental que conta a vida do faraó Tutancâmon que inclusive têm uma historia super interessante, mas é uma das series mais fies a indumentária que eu conheço claro existem momentos quem têm a necessidade de dar um certo destaque ao traje, mas tudo tenta ser o mais fiel possível a época.
Bom gente, é isso eu espero muito que vocês tenham gostado, que tenham aprendido algo e claro se vocês quiserem que eu fale de forma individual de cada obra dessas que eu indiquei deixa aqui nos comentários que eu vou ter muito prazer em fazer.