top of page

Curiosidade de Hocus Pocus

Estou atrasada até estou, mas não podia deixar de comentar sobre esse filme que esperei tantos anos, eu sou super fã do primeiro filme e quando eu soube que teria um segundo eu como fã entre em choque, foi um total fã service e eu como fã fui muito bem servida hahahah




Se você caiu de paraquedas nesse post vou dar uma contextualizada o filme Hocus Pocus ou Abracadabra com a história das irmãs Winnie, Mary e Sarah Sanderson três bruxas que morreram enforcadas mas voltam quando o Max acende a vela de chama negra, nessa continuação elas também voltam do mundo dos mortos mas dessa vez quem traz elas de voltam são a Beca e a Izzy.




Esse filme é um grande clássico do Halloween e essa continuação veio 29 anos depois, então gente quem é fã até hoje do filme é guerreiro, palmas para nós.




Hoje o filme é super querido e se tornou um grande clássico, porém quando ele foi lançando as coisas não foram bem assim, trazendo até um certo prejuízo para Disney, Abracadabra estreio nos cinemas em julho de 1993 (eu inclusive nem era nascida), ele não foi muito amado na época levando criticas pesadíssimas como "é uma bagunça profana" ou que "a única maldição era o próprio filme" em resumo a critica foi bem cruel. Mas o público também não tinha dado tanta atenção, uma boa explicação pro público não ter dado tanta atenção para o filme foi que no mesmo fim de semana lançou Free Willy que também é um grande clássico.




O roteiro do segundo filme veio de uma historinha que o produtor e escritor do filme David Kirschner contava para as filhas quando eram crianças, ele sempre foi muito apaixonada pelo Halloween então algumas coisas do filme vêm da sua vida, como o Binks o gato preto da história ele na infância também tinha um gato que se chamava Inks, o cara gosta tanto de Halloween que produziu o filme do Chucky O Boneco Assassino de 1988.



O cara tinha ideia e agora queria vender pra Disney, na reunião ele decorou a sala com vários elementos do Halloween, na reunião ele disse que o Halloween estava ficando cada vez mais forte e que tinha uma ideia de um filme que poderia ser visto por toda a família, a Disney topou e o roteiro ficou 6 anos sendo desenvolvido e sim gente isso é normal principalmente quando falamos de Disney.



O filme originalmente se chamaria Halloween House, mas mudaram para Hocus Pocus, no inicio dos anos 90 a Disney finalmente ficou satisfeita com o resultado do roteiro e começaram a produção do filme, e o elenco que escolheram é PERFEITO, contando com Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy com as irmãs Sanderson, a direção veio apenas de um dos meus diretores favoritos da vida que brilha em musicais o Kenny Ortega, inclusive diretor da trilogia High School Musical e coregrafou Dirty Dancing vocês entendem a competência desse homem, eu assisto tudo que têm o dedinho dele.



Sabe quem quase fez parte do filme? Ele mesmo Leonardo Di Caprio, antes de fazer Titanic ele foi convidado para interpretar o Max em Abracadabra, na época ele tinha seus 18 anos, mas não aceitou porque ele estava focado em outro projeto o filme "Gilbert Grape Aprendiz de Sonhador " de 1994, o negócio foi que quando ofereceram o papel pra ele o cara nem tinha feito audição para esse outro filme, mas queria tanto que no final acabou rolando.



Outra curiosidade que eu achei muito interessante é a origem do nome Sanderson, vocês conhecem a série da Netflix Sandman? Mas Sandman é o nome de uma entidade mitológica que coloca as crianças para dormir aqui no Brasil nos conhecemos ele como João Pestana, a lenda inspirou os quadrinhos de Sandman que no final virou série, mas também deu uma inspirada no sobrenome das bruxas Sand de Sanderson veio dessa historia. David Kirschner disse em uma entrevista que tinha medo do Sandman quando era criança e por isso se inspirou no personagem para dar o nome para as bruxas.


O que é super marcante nas irmãs Sanderson é sem dúvidas a estética, agora vamos pro meu tema favorito que é o figurino, cada uma das roupas foi inspirada nas características de cada personagem mas também teve um pouco das atrizes, segunda figurinista Mary E. Vogt a ideia era trazer um visual único que o público nunca tivesse visto. A Winnie tinha o vestido verde escuro o que dava um contraste lindo com o cabelo ruivo e trazia uma estética medieval, a figurinista contou que se inspirou muito na personalidade das atrizes para criação dos figurinos, ela teve uma reunião com o Kenny dizendo que as bruxas tinham que ter um figurino colorido, mas o Kenny não concordou muito com a ideia, então Mary levou o figurino para Bette que adorou e deixou claro que não usaria apenas um vestido preto, outro detalhe do figurino da Winnie é que nele têm vários símbolos e esses símbolos não têm significado nenhum.


Inclusive a Mary contou em uma entrevista que desenhar esses símbolos foi um desafio porque não queriam nenhum símbolo real com algo significado ruim, então desenharam os símbolos do vestido se inspirando no alfabeto rúnico, que era usado para escrever nas línguas germânicas lá pelo Século II, essas runas inclusive são muito usadas em Harry Potter, eles até têm aulas sobre o idioma.



Sarah Sanderson foi inspirada por princesas, uma princesa bruxa na verdade, a figurinista dizia que ela era uma rainha da beleza, a princesa que foi inspiração para criação desse look foi a Aurora nossa eterna Bela Adormecida.



Agora o Look da Mary Sanderson foi inspirada em uma padeira, sim gente vocês leram certo a pessoa que faz pão mesmo hahahah, isso porque a Mary é sempre a irmã que está ocupada fazendo poções.



Eu como figurinista sei muito bem como é caro fazer esses looks dona Mary também sabia, mas tiveram um mini problema ali, com a confecção dos figurinos das irmãs Sanderson, do Bily e da Dany a verba pra figurino simplesmente acabou, mas ela precisava trazer os looks para aquela festa de Halloween icônico que rola no filme que as irmãs Sanderson cantam I put a spell on you, e ai sem dinheiro como que fica os figurinos? A gata tinha o privilegio do acesso ao acervo da Disney (meu sonho mais louco sim) e fez a famosa produção de moda com acervo deles de looks que já tinha sido usados em outros filmes, eles guardam todas as peças dos filmes, e o figurinista têm acesso a todo aquele acervo pagando 5 mil dólares esse valor nos anos 90, hoje em dia em nem imagino quanto pode estar.



Outra curiosidade absurda na época que o filme foi lançado dona Disney alugava os figurinos ORIGINAIS das irmãs Sanderson pra quem quisesse usar, imagina o preço disso pessoal, mas claro que depois que o filme começou a ficar famoso eles pararam com essa palhaçada de alugar essas obras de arte e deixaram guardadinhos ou expostos para visitação.


No segundo filme os figurinos mudaram um pouquinho o responsável por eles foi Salvador Pérez Jr, isso aconteceu a pedido da diretora do filme Anne Fletcher que queria trazer algo com mais significado, então os símbolos desenhando no vestido da Winnie já tinha um significado Wicca quem um resumo bem resumo é uma religião pagã que se dedica a espiritualidade a partir da natureza e da psique humana, o look da Mary também trouxe referências Wicca com os anéis no Corset que no original eram só os anéis mas nessa versão têm as palavras, água, ar, terra e fogo, no look da Sarah ficou mais elaborado, as mangas imitam teias de aranha e bordados no corset.


No segundo filme tivemos participações das Drags Queens de RuPaul's Drag Race e foram elas Ginger Minj, Kahmora Hall, e Kornbread Jeté, elas aparecem vestidas como as irmãs Sandersons, o figurinista contou que desenharam várias versões dos figurinos das irmãs para o segundo filme mas não foram usadas, mas quando foi fazer os looks das drags usou todos os elementos que falaram que seriam muito exagerados para o figurino original.

Agora vamos falar de uma curiosidade do primeiro filme que eu acho que algumas pessoas não vão ter estomago mas preciso contar hahahah, em uma cena com o zumbi Billy ele tira os fios da boca e moscas saem voando da boca, e isso foi real não foi digital não. O maquiador Tony contou que eles fizeram um anel de boca que era um tipo de bolsinho feito de latex que ficava presa dentro da boca do Doug Jones, tinha um buraquinho nessa bolsa para o Doug dar uma leve tossida pra colocar as moscas para fora, não tinha perigo das moscas irem para garganta mas mesmo assim que aflição, um especialista de animais colocava as moscas com pinça dentro da bolsinha, eu vejo essa cena de jeito diferente hoje em dia.



Se foi essa treta pra essa cena imagina fazer essas bruxas voarem nos anos 90, cada vassoura também tinha a personalidade de cada personagem, a da Winnie é aquela super clássica por ser a irmão forte e determinada, a Sarah usava tipo um esfregão porque era mais despreocupada e a Mary um aspirador de pó porque era a mais cautelosa mas também a mais desajeitada, para voarem as três eram levantas por um cabo, que ficavam escondidos no figurino inclusive os figurinos foram desenhados pensando nisso. Nas cenas bem abertas usavam fantoches para gravar, porque ficava mais real já que a cena era bem aberta.


Nossa amada Sarah Jessica Parker amava as cenas de voo, amava tanto que quando acabavam de gravar ela ficava lá em cima mesmo, inclusive escondia uma revista no seu corset e ficava lendo lá em cima de boa, eu nem vou julgar porque talvez eu fizesse o mesmo hahahaha



No segundo filme já tinha mais tecnologia então essa parte foi um pouco mais fácil, inclusive as vassouras também deram aquela evoluída, a Winnie continua com uma vassoura tradicional, a Sarah fica com aqueles rodos mais práticos e a Mary com aqueles aspiradores que fazem tudo sozinhos, os cabos que ajudavam elas a voarem ainda estavam lá mas tudo foi mais fácil graças a tecnologia, outro jeito foi um caminhão azul onde elas sentavam em cima e pareciam que estavam voando e na pós produção tiravam o caminhão e colocavam as vassouras, teve muito efeito prático no filme também não foram só os especiais.

Claro que eu vou ter que falar dele né o Binks, para fazer as cenas dele foram usados 9 gatos pretos, isso aconteceu porque ensinavam um truque diferente para cada um deles o que deixava mais fácil na hora de trabalhar em cena, além dos gatos de verdade tinha também um robô para fazer o Binks falar, até foi pedido pra refazer os dentes do gato robô pra ele ficar um pouco mais amigável o detalhe mais incrível de todos é que o robô que está em Abracadabra é o mesmo que fez Sabrina, siiiim gente é o Salem, o gato da minha infância que me fez sonhar em ter um gato preto e hoje tenho minha Myra, essa curiosidade me deixou até emocionada.


Vamos falar de cenas clássicas então vamos lá, a cena que as bruxas vão na casa do diabo, o cara que está com a fantasia têm um cachorro e esse cachorro era da Kathy, sim a Mary do filme, e falando em Mary vamos falar da boca dela ela disse que se inspirou no cachorro bloodhound para fazer essa boca porque ele têm uma boca meio caída inclusive em algumas cenas ela até dá uma latida, essa curiosidade eu realmente achei interessante.

Têm uma fonte no filme Abracadabra que é a mesma fonte usada na abertura de Friends siiim gente Friends, essa fonte fica lá nos estúdios da Wanner.



Como falei no começo do post esse filme é um total fã service e dá pra fazer as comparações entres os dois e essas coisas que me fizeram tão feliz nesse filme, depois de tudo isso se você ainda não assistiu corre pra ver que é maravilhoso e você que é fã vamos conversar mais sobre o filme!!




66 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page