top of page

Carnaval de Veneza

Estamos em clima de Carnaval de novo em pleno Abril então resolvi trazer esse tema pra cá mas de uma forma diferente o Carnaval brasileiro é extremamente marcante e super forte em nossa cultura inclusive o Brasil é conhecido pelo Carnaval, mas você sabia que existe um Carnaval que acontece em Veneza?

Apesar de aqui no Brasil não falarmos muito dele, esse Carnaval é conhecido no mundo inteiro, ele é tão marcante porque com ele vêm uma certa magia e uma grande respeito pelas tradições, em Veneza os bailes de gala, as máscaras e fantasias que desfilam pelas ruas chamam atenção e toda essa tradição é passada de geração para geração.

O Carnaval de Veneza começou em 1094, a festa foi feita pelo doge Vitale Falier, ele era de uma das famílias mais poderosas da cidade, ele sugeriu que antes da quaresma a população pudesse aproveitar um período de jogos, brincadeiras e diversão pública, essa ideia não era uma novidade porque os romanos já tinham feito esse tipo de evento nos dias de Saturnali que era uma festa que celebrava o deus Saturno com banquetes, sacrifícios e subversão dos papéis: os escravos tomavam o lugar dos patrões por um período.

Foi em 1296 que o Senado veneziano formalizou o carnaval, e ficou sendo comemorado na véspera da quaresma, apesar que o pessoal começava as comemorações em dezembro, com o evento oficializado o evento trouxe alguns costumes sem contar que virou um grande negocio para Veneza, na época já tinham artesãos que faziam máscaras e fantasias especialmente para esse Carnaval.

A grande diversão do Carnaval era que você perdia toda a identidade podia ser uma pessoa nova por aquele dia, e isso permitia que os venezianos fizessem o que tinham vontade sem pensar muito pelo menos naquele período do ano. Os homens usavam a “baùta”, uma roupa com uma espécie de capa que cobria todo o corpo. O rosto era escondido por uma máscara branca triangular, com uma abertura que não os impedia de comer e beber, mas era suficientemente fechada para alterar até mesmo a voz de quem a usava.

As mulheres usavam a “moretta” uma máscara preta de veludo oval. Porém, para elas reinava o silêncio, já que a moretta era encaixada no rosto por meio de um botão que devia ficar dentro da boca da mulher, o que as impedia de se expressarem.

A liberdade começou a passar dos limites começaram a ter alguns atos considerados imorais, roubos e mais alguns outros crimes que até eram controlados pela autoridade, mas as máscaras chegaram a ser proibidas em um período durante a noite, nos lugares sagrados e nas casas de jogo, porém nos teatros eram obrigatórias.

Teve um tempo que esse Carnaval foi proibido, em 1797 Napoleão chegou em Veneza e proibiu o evento com medo do anonimato e da liberdade do carnaval, permitindo somente as festas em casas privadas e nas ilhas de Murano, Burano e Torcello.

Apenas em 1979 o Carnaval voltou um grupo de pessoas ressuscitou o carnaval, saindo nas ruas com fantasias, jogos, máscaras.

(NÃO É PUBLI) Coloquei a imagem para conhecer melhor alguma das máscaras


Hoje em dia o Carnaval de Veneza ainda acontece e atrai turistas do mundo inteiro e ainda hoje temos aquelas fantasias e máscaras super clássicas! Você conhecia o Carnaval de Veneza vamos conversar mais sobre ele nos comentários!!




4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page